domingo, 1 de fevereiro de 2015

#16 Sentir como sou pequenina em 7 Mil Milhões de Outros




"O que gostaria de mudar na sua vida?"

"Qual foi a última coisa que o fez dar uma gargalhada?"

"Renunciou a quê?"

"Qual é o seu sonho?"


Hoje foi dia de me questionar sobre isto e muito mais.

Hoje foi dia de ir celebrar o aniversário da nossa amiga Joana. Depois de debater que programa escolher para um domingo à tarde, surgiu na mesa irmos ver a exposição "7 Mil Milhões de Outros", no Museu da Electricidade. 

Logo na entrada para esta vídeo-exposição, salta-nos à vista do lado direito a estrutura onde está estampada a frase: "O SENTIDO DA VIDA". 

Ora, só para vos enquadrar um bocadinho: 

"Depois de andar 10 anos a sobrevoar o planeta para produzir A Terra vista do céu, Yann Arthus-Bertrand lançou este projecto em 2003, conjuntamente com Sibylle d'Orgeval e Baptiste Rouget - Luchaire. Esta foi uma viagem ao coração da humanidade, que proporciona uma oportunidade única para reflectirmos em conjunto sobre a diversidade humana e cultural.

Foram filmadas 6.000 entrevistas em 84 países, por cerca de 20 realizadores que partiram ao encontro dos Outros. De um pescador brasileiro a um sapateiro chinês, de um artista alemão a um agricultor afegão, todos responderam às mesmas perguntas sobre os seus medos, sonhos, problemas, esperanças: O que é que aprendeu com os seus pais? O que deseja transmitir aos seus filhos? Por que circunstâncias difíceis já passou? O que é que o amor representa para si?

Mais de quarenta perguntas essenciais que nos ajudam a descobrir o que nos separa e o que nos une. Esses retratos da humanidade de hoje estão disponíveis neste site. O coração do projeto, que é mostrar tudo o que nos une, liga e diferencia, é encontrado nos filmes que incluem os temas abordados durante milhares de horas de entrevistas.

Esses testemunhos já foram apresentados em exposições exibidas em vários países, como França, Bélgica, Brasil, Espanha, Itália e Rússia, e noutros suportes como livros, DVD ou televisão."


Depois de ver alguns daqueles testemunhos rapidamente me apercebi da grandeza deste trabalho: fazer viajar até nós através do vídeo: realidades, culturas, vivências, outros, outras PESSOAS. Pessoas que de outra forma nunca poderíamos conhecer, com quem nunca nos iríamos cruzar, ou aprender. 

Para mim 7 Mil Milhões de Outros é uma chamada de atenção, é um abolir dos muros da nossa ignorância, é um apelo à relativização, é um reposicionamento para o nosso lugar devido. 

Estamos tão embrenhados na nossa realidade do dia-à-dia, questionamo-nos muitas vezes do porquê que certas coisas nos acontecem, damos por garantido o que temos, o que somos, o que vivemos. Em 7 Mil Milhões de Outros, nestes 6000 testemunhos de anónimos, encontramos uma porta para nos encontrarmos, nos outros. 



Há ainda uma surpresa para os mais atrevidos. Poderão sentir uma amostra do que sentiram todas as pessoas e deixar um registo do vosso próprio testemunho. Claro está que não resisti e enfiei-me estúdio adentro para deixar o meu. A sensação de ser entrevistada, para quem entrevista todos os dias, é no mínimo estranha. 



Cinco perguntas depois saí lá de dentro com um sorriso de orelha a orelha. Afinal estas questões valem a pena, e chocalham cá dentro emoções que precisam de ser arrumadas.




E vocês, estão curiosos com as perguntas? Vão surpreender-se ainda mais com as respostas. Esta é a verdadeira exposição para nos pormos no "lugar do outro".

Apressem-se porque já só está por terras lusas até dia 7 de Fevereiro.

Museu da Electricidade
Morada: Av. Brasília, Central Tejo 1300-598 Lisboa
Horário: terça a domingo das 10:00 às 18:00
Website: http://www.7billionothers.org/pt/

Bilhetes: a partir de 2€

Sem comentários:

Enviar um comentário